domingo, novembro 28, 2004

Recomeçar

De certa maneira podemos morrer várias vezes numa mesma vida. Sobretudo em épocas de crise e de mudança. Este texto de Thich Nhat Hanh, mestre zen, poeta, activista, fala de renascer, de começar novamente.



"Suponham que uma nuvem esteja a flutuar no céu, e esteja a ponto de morrer, de se tornar chuva. A nuvem poderia ficar cheia de raiva, de medo: "Por que isto está a acontecer comigo? Por que tenho de morrer? Por que não posso continuar uma nuvem a flutuar no céu?" Assim a raiva e o medo podem surgir na nuvem e podem fazê-la muito infeliz; mas se a nuvem for bastante inteligente, se a nuvem souber olhar profundamente para sua verdadeira natureza, então pode praticar “Começar Novamente”, renascer. Este preciso momento também é uma oportunidade de renascer, e esta é uma preparação. Nós não nos deveríamos prender a qualquer forma, porque ser uma nuvem que flutua no céu é maravilhoso, mas ser a chuva que cai na montanha ou no rio, nas árvores e na relva é também uma coisa maravilhosa."

Da palestra “Começando Novamente

Traduções de Dogen

Para os zenistas (e não só): pode-se encontrar novas traduções de Dogen em
www.chalegre.com.br/zendo na secção textos, e também textos de outros autores sobre budismo e budismo zen. Ver também a secção de perguntas e respostas sobre zen - tem 354 perguntas respondidas.

Fique são, histórias para ficar bem

com o contador de histórias Thomas Bakk
Sábado 18 de Dezembro, pelas 19h30 na UBP Porto (entrada livre)
Há quem diga que somos as nossas histórias, que nos tornamos nas nossas histórias. As palavras têm substância e o acto de contar, é, em si, um modo essencial de aprendizagem e de tomada de consciência. As histórias têm de ser ditas, têm de ser contadas, são parte da qualidade narrativa da existência que pode (tem de!) ser partilhada. Thomas Bakk retoma o testemunho dos contadores de histórias tradicionais e trá-lo magicamente para o nosso tempo.... este será um momento especial...

sábado, novembro 27, 2004

Uma carta de Harada Roshi

O último artigo de Harada Roshi, de Novembro 2004, está online: The Song of Zazen. Já agora, temos a Canção do Zazen traduzida no nosso site de traduções: Canção do Zazen



"Ilimitado e livre é o céu do samadhi!
Brilhante a lua cheia da sabedoria!
Faltará porventura agora alguma coisa?
O nirvana é aqui, perante os teus olhos,
este próprio lugar é a Terra do Lótus,
este próprio corpo o Buda."
(Hakuin Zenji)

quarta-feira, novembro 24, 2004

Sabiam?

Sabiam que a mãe do Matthieu Ricard é monja e pintora? O João convidou-me a ver os trabalhos mais recentes - Yahne diz que consegue exprimir nos seus trabalhos abstractos tudo o que a sobrinha tenta fazer com a pintura tradicional tibetana. Acredito! (e já agora, repararam no nome do link?). Gosto especialmente da peinture fraîche

terça-feira, novembro 23, 2004

Blá Blá

Retive esta frase do texto lido no grupo de estudo da passada quinta-feira:

"Quando quiseres falar, faz uma pergunta e escuta."


segunda-feira, novembro 22, 2004

Medicina Tibetana

Já está combinado! No primeiro fim-de-semana de Fevereiro receberemos a visita de Lama Lobsang Thamcho Nyima um Lama médico - poderemos ter workshops sobre medicina tibetana, receber conselhos, ter consultas!

A pulseira



Caminhando penso nos sábios da Índia que sem renunciarem ao mundo, o viviam plenamente. Como por exemplo o rei Kankanapa a quem um mestre disse: "olha o brilho das tuas pulseiras/ elas são a felicidade do teu espírito/ as mil causas exteriores causam as cores/ mas a pulseira não muda/ a variedade das aparências é a fonte de mil pensamentos/ mas o teu espírito é como as jóias que brilham". Meditando e concentrando-se na pulseira do seu pulso direito em seis meses ele conseguiu a realização espiritual.
www.padmakara.com: Mahasiddhas, La vie de 84 Sages de l´Inde.

Às vezes temos no pulso aquilo que esquecemos e precisamos urgentemente de nos lembrar, para sermos simplesmente felizes.

Conceição 18/11/04



sábado, novembro 20, 2004

AMI e Oscar Wilde no Labirintho

Não é teatro, não é leitura…
Um conto de Oscar Wilde contado no Labirintho.

O Príncipe Feliz é um dos muitos contos de Oscar Wilde, onde o escritor inglês utiliza a metáfora para descrever a hipocrisia da sociedade da sua época. Uma hipocrisia que, em muitos casos tem uma inesperada actualidade. É com este trabalho que o Grupo O Contador de Histórias inicia a sua colaboração com o PROJECTO AMIARTE, uma iniciativa da Delegação Norte da Fundação AMI - Assistência Médica Internacional - com o objectivo de recolher fundos para a construção do Abrigo do Porto. Este local irá permitir albergar e reinserir socialmente os sem-abrigo.

Dia 22 de Novembro, a partir das 23 horas, no bar Labirintho (Rua Nossa Senhora de Fátima, 334, Porto), Filipe Lopes apresenta o texto do controverso escritor inglês, numa noite de “Transgressões Poéticas”.

Nesta noite 50% do consumo mínimo (pago à entrada) reverte a favor da AMI.

Contactos: Tlf: 912568944; 914961072
Fundação AMI, Del. Norte: 225100701
www.fundacao-ami.org

quinta-feira, novembro 18, 2004

S. S. o Dalai Lama na Suíça em Agosto

5 - 12 AGOSTO S.S. o Dalai Lama ensinará o Bodhicharyavatara de Shantideva e Kamashila's Bhavanakrama: Os Estágios de Meditação [livro traduzido em português pelo Paulo Borges]
Contacto email: info@TheDalaiLama2005.ch
website: www.TheDalaiLama2005.ch

Falta de auto-estima

Alguém uma vez perguntou ao Dalai Lama: “Acho que não valho nada como pessoa. Como posso trabalhar nisso enquanto estudante de meditação principiante?” O Dalai Lama respondeu: “Não se deve desencorajar. O seu sentimento de 'não ter valor' está errado. Completamente errado. Está a enganar-se a si mesmo.”

Ver o 'não mereço' como uma visão falsa de nós mesmos ajuda a fazer disso algo com que possamos trabalhar. Em vez de pensarmos que há algo de fundamentalmente errado com a nossa forma de ser, vemos que o próprio pensamento de não sermos merecedores ou de não termos valor é que é o problema.

De One Dharma, de Joseph Goldstein (a ler hoje à noite)

A não perder!

Palestra para download "Budismo: Um Caminho, Vários Veículos" proferida por Ricardo Sasaki no Templo Honpa Honganji de SP em Agosto de 2004. Os primeiros 3 minutos têm muitos parasitas, mas depois a audição é perfeita e vale muito a pena! Desconstrói alguns dos mitos relacionados com as várias escolas budistas, sobretudo a “velha” dicotomia Mahayana/Theravada. Ricardo Sasaki é extremamente claro, muito bonito, adorei ouvi-lo! Vamos ter de levar a gravação para a rua Aníbal Cunha! É excelente como complemento do estudo que estamos a fazer do livro One Dharma.

quarta-feira, novembro 17, 2004

Além da Terra


"Além da Terra, pelo Infinito,
procurei, em vão, o Céu e o Inferno.
Depois uma voz me disse:
Céu e Inferno estão em ti.”

Omar Khayyam


imagem de http://www.nlr.ru:8101/eng/exib/omar/omar-e.htm

terça-feira, novembro 16, 2004

Aulas de Gi Qong

No próximo sábado vamos iniciar as aulas de Qi Gong, sob a orientação de Paulo Fernandes. Fiquei muito bem impressionada com o nosso futuro "coach" :)

Mas o que é o Qi Gong?

O Qi Gong (chi kung) significa treino de energia, ou manipulação de energias tanto internas como externas e consiste numa ginástica energética praticada regularmente para manutenção e equilíbrio das energias mas também como complemento terapêutico numa convalescença.

É uma técnica com raízes milenares que se baseia em posturas e movimentos de animais. Ajuda a flexibilizar o corpo tanto a nível físico como energético e pretende desfazer ou prevenir os bloqueios de energia evitando a doença ou ajudando a curá-la.

Neste sistema de auto-cura e de auto-energização de origem chinesa existem cerca de 2000 posturas diferentes divididas por vários estilos. Temos assim posturas paradas, de movimento, exercícios de respiração, práticas meditativas e condução de energia Qi (Chi) através do corpo e da mente.

Os exercícios são compostos pela soma entre respiração e movimento, variando a profundidade, a velocidade, a cadência e o vigor energético.

(texto de Paulo Fernandes)

Eventos Akasha

Iniciação de Reiki 1º Nível - no dia 20 de Novembro com José Pedras
Workshop Inteligência Emocional - no dia 27 de Novembro, com Patrícia Mendes
Email: Akasha@netcabo.pt
O blog Akasha: www.akasha-porto.blogspot.com

segunda-feira, novembro 15, 2004

Fotos do retiro de Sintra

As fotos do retiro de Sintra já estão online. Nas fotos do almoço dos Bodhisattvas vê-se vinho a circular... mas não se pense que foi assim durante todo o retiro! Durante o resto do tempo, aliás, tentou-se guardar silêncio (não digo que se conseguiu sempre...) O ensinamento de Lama Denys é realmente espantoso, mas o retiro não teria sido o mesmo sem a presença discretamente bem-humorada do lama Trinlé, um doce de pessoa, aqui, em lama Turista!

Lama Trinlé, que acompanhou desta vez o lama Denys em Portugal, é responsável por um centro da tradição do Budismo Tibetano Kagyupa em Brasília, e no próximo ano vai mudar-se para lá... aí será possível fazer o tradicional retiro de 3 anos, 3 meses e 3 dias, e que estará assim à disposição também dos budistas portugueses - recebemos convite pessoal :)!

Libertem os livros!

Não estou perdido. Sou um livro livre e vim parar às tuas mãos para que me leias e me passes a outro leitor.

Para quem acha que não acontece nada, o quotidiano é cinzento, vivemos dentro de muros e os gestos de poesia, generosidade e verdadeira liberdade foram esquecidos, aqui está uma ideia muita gira: Bookcrossing. O sistema “bookcrossing”, que visa a partilha da paixão pelos livros, começou em Abril de 2001 com uma página na internet criada por Ron Hornbaker... entretanto os membros são 307 868, os livros registados 1 549 386 e o bom karma incalculável :)

Os membros da comunidade Bookcrossing libertam livros de forma gratuita, registando-os primeiro para que fiquem devidamente identificados. Depois os livros viajam pelo mundo fora, indo parar às mãos de pessoas que os encontram... numa biblioteca, num mesa do café, no autocarro, num banco de jardim, numa livraria aderente (há uma em Aveiro, parece, não sei se haverá mais)...

O "sistema" é pretexto para muita criatividade, e as etiquetas para colar nos livros podem ser encontradas, por exemplo, aqui

Em Retiro

Na tradição do budismo Zen, a palavra usada para retiro é "sesshin", que significa "tocar a mente/coração", o que equivale a voltar a casa, ao estado natural e original da condição da nossa mente/coração.

E embora o retiro deste fim-de-semana em Sintra, que encerrava a estadia de lama Denys em Portugal, se tenha desenrolado na tradição do budismo tibetano, o próprio tema do retiro "A via do Não-Medo", pode tornar-se transparente neste texto da Sensei Nicolee Jikyo McMahon Presente do Não Medo:

"A maior parte do tempo somos puxados em muitas direcções, dispersos, por vezes submergidos. Um retiro cria um tempo à parte, num ambiente simples, e em comunidade. Fornece-nos um recipiente que nos permite compreender profundamente o que é a nossa vida. De um ponto de vista, quando nos sentamos na almofada, trabalhamos, comemos, limpamos, essa é a minha prática. Mas fundamentalmente é a nossa prática; criamos o retiro, da mesma forma que criamos o mundo e o mundo nos cria de momento a momento - juntos.

Enquanto o grupo vive e pratica em conjunto, toda a espécie de coisas - alegria, ansiedade, agitação, cólera, ressentimento, gratidão, medo, aborrecimento, dúvida, paz - podem surgir. Podemos sentir-nos desafiados até ao mais íntimo de nós mesmos, não só de fora, mas também de dentro. A forma como nos restringimos torna-se cada vez mais aparente. A chave para o retiro é não saber, abandonar as expectativas, abrir-se para a revelação do momento. Ao unificar a mente/coração, compreendemos "o presente do não medo".

Com o desenrolar dos dias de retiro, atenua-se a espessa carapaça com a qual criamos a separação, eliminando o abismo entre eu, o outro, o mundo. À medida que nos soltamos, a tranquilidade e a quietude do retiro pode trazer mais amplitude, alegria e gratidão. Quando nos acalmamos, o que muitas vezes emerge é uma profunda apreciação pelo som do gongue, o sabor da comida, o sono, o movimento, a criatividade, estar com os outros, a luz do sol, as nuvens, as árvores, a sensação do vento na pele.

Um retiro oferece uma oportunidade de experienciar a vida na sua simplicidade e o quotidiano de uma forma muito aberta e receptiva. Ao estarmos mais intensamente conscientes da vida, e de como estamos todos juntos nisto, refinamos a nossa habilidade para nos ocuparmos de nós, dos outros, do mundo."


- de Gift of no Fear


Sintra, 14 de Novembro de 2004
©UBP 2004

sexta-feira, novembro 12, 2004

Uma lista de livros em Português

O centro Os Tibetanos, de Lisboa, tem um site lindíssimo: www.tibetanos.com

Têm uma excelente lista de livros sobre budismo, vegetarianismo, etc., em português! Vale a pena dar uma olhada. Para principiantes (e não só!), gosto do Budismo Claro e Simples, do Steve Hagen, um antigo discípulo de Katagari (se não me engano).

Dossier sobre Meditação

No Dharmanet Brasil: Meditação (inclui textos das várias escolas)

Encontrar um sentido

"Em minha vida diária eu pratico sempre dando uma olhada nas coisas ao redor de mim, nas pessoas ao redor de mim, em mim mesmo; e eu já posso ver minha continuação nesta flor, ou naquele arbusto, ou naquele jovem monge, ou naquela jovem monja ou naquele jovem leigo. Eu vejo que nós pertencemos à mesma realidade, nós estamos fazendo nosso melhor como um Sangha, nós trazemos um pouco das sementes do Dharma para todos os lugares, nós fazemos as pessoas ao redor de nós felizes: assim eu não vejo razão por que tenha que morrer, porque eu posso me ver em vocês, em outras pessoas, em muitas gerações. Eis porque eu prometi às crianças que eu estarei escalando a colina do vigésimo-primeiro século com elas."



"Do topo da colina no ano 2050, estarei olhando para baixo e desfrutarei do que está lá junto com as pessoas jovens agora. O jovem monge Phap Canh tem agora vinte e um, e no topo da colina ele terá setenta e cinco! E claro que eu estarei com ele, de mãos dadas, e nós olharemos para baixo para ver a paisagem do vigésimo-primeiro século juntos. Assim como um Sangha, nós escalaremos a colina do vigésimo-primeiro século juntos. Nós faremos nosso melhor de forma que o escalar será agradável e calmo, e teremos todas as crianças conosco porque sabemos que nós nunca morremos. Nós estaremos lá por eles para sempre."

De uma palestra de Thich Nhat Hanh: Meditações Para os Doentes e os Moribundos

Foto de www.manjushri.com

quinta-feira, novembro 11, 2004

S. S. o Dalai Lama na Bélgica em Junho


de sexta-feira 3 a sexta-feira 10 Junho 2005

A convite do instituto budista Yeunten Ling de Huy e sob a responsabilidade do Bureau du Tibet na Bélgica, S.S. o Dalai Lama visitará a Bélgica em Junho de 2005.

Sexta-feira 3 de Junho, em Huy (Mosteiro de Yeunten Ling)
De tarde: benção do local do novo templo no centro Yeunten Ling, programa ainda a detalhar.
às 17 h : colóquio sobre o tema "Estratégias para a paz e a compreensão mútua", com os responsáveis das grandes tradições filosóficas e espirituais do país a dirigir-se aos activos no terreno [no Centro Cultural de Huy - sob convite].
de Sábado 4 a Quarta-feira 8 de Junho, em Charleroi (Spiroudôme)
Cinco dias de ensino público com o tema "A Via do Meio". Os ensinamentos desenrolar-se-ão das 9h30 às 11h30 e das 15h às 17h. São todos bem-vindos.
Quinta 9 e sexta-feira 10 de Junho, em Bruxelas
Encontros com personalidades do mundo cultural e com autoridades nacionais e internacionais.
Sexta-feira 10 de Junho, em Antuérpia (Sportpaleis)
às 15h : Ensino público sobre o tema "A Interrelação".

Para saber mais:
http://www.dalailama-belgium2005.org/index-fr.html

Material para praticantes solitários

Em Portugal, o interesse pelo Budismo está em pleno despertar. E então sobretudo no Norte, é difícil o acesso a um centro e à prática da via do Buda. Antes de mais, pode-se começar por uma consulta ao artigo de Ricardo Sasaki que já mencionei anteriormente A que escola pertenço? - Um guia para quem está se interessando pelo Buddhismo. Um especial realce para o capítulo "O que fazer quando se está só?". Em relação ao Norte, será sempre possível contactar a União Budista do Porto para apoio se quiserem começar um pequeno grupo num local mais distante.

Embora a prática com um grupo seja recomendada, também é útil aprofundar o nosso conhecimento do Budismo. Alguns sites podem contribuir para a nossa jornada, facultando cursos online ou por correspondência (em inglês, muitos deles!), e espero ir actualizando a lista:

- Para simpatizantes ou praticantes Theravada, um "manual" de prática para laicos Lay Buddhist Practice (e não esquecer a versão brasileira do site, Acesso ao Insight com muitos textos e muitos sutras do cânone pali traduzidos para português).

- Para simpatizantes ou praticantes Terra Pura o Professor Alfred Bloom oferece ajuda em Shin Dharma Net. Este site inclui também um curso. Para os interessados na escola Nichiren Shu, o contacto será através de Nichiren Buddhist International Center. A escola britânica Shingon também tem um curso por correspondência, o Home Study Course in basic Buddhism

- Para estudantes do Budismo Zen, O Zen Mountain Monastery tem um óptimo guia para a meditação sentada. Outro guia em Burning House Zendo Instruction Manual (um grupo Rinzai). Em Português, não esquecer a pequena introdução ao Zazen de Hôgen Yamahata A Trindade do Zazen

- Para os interessados no Budismo Tibetano, a Fundação para a Preservação do Mahayana também tem um curso, Discovering Buddhism at Home, e o Asian Classics Institute tem aulas online sobre Budismo Tibetano: Classes Online. Há ainda o Dharmastudent, um site enviado por uma amiga de Leiria. Em francês, convém verificar os cursos da Universidade Dharma Orient-Occident e da Université Bouddhique Européenne.

quarta-feira, novembro 10, 2004

Preparação para a morte

A morte é um tabu na nossa sociedade. Para todos nós, e como um amigo me disse hoje num email, não se trata de viver mais um dia, mas de como viver esse dia. O projecto Amara, que já começou em Lisboa (e vamos lá a ver se vem para o Porto!) tem como missão ajudar as pessoas com doenças terminais e as suas famílias. Mas mesmo para "o comum dos mortais" que não está confrontado com problemas de doenças terminais, encontrar um sentido para a vida é também encontrar um sentido para a morte.

No Budismo, a questão da vida e da morte é de primeira importância.

Alguns links que podem ajudar:
http://www.spcare.org/caregiving/faq.html
http://www.spcare.org/caregiving/vastperspective.html

Práticas:
http://www.spcare.org/practices/

Recursos:
http://www.spcare.org/resources/


O Caminho para a Felicidade

Um livro do Venerável Mestre Chan Hsing Yun, publicado recentemente pela associação Budha Light de Lisboa

A edição portuguesa inclui um prefácio assinado pelo dr. Paulo Borges, presidente da União Budista Portuguesa, eis uma apresentação:

"A imensa sabedoria e compaixão do Senhor Buda irradia em múltiplas actividades para o bem de todos os seres sensíveis, adequadas à medida da sua compreensão e das suas necessidades. É assim que na tradição budista encontramos desde complexos tratados de metafísica, lógica, psicologia, ética e meditação, que exigem longas horas, dias, meses e anos de estudo, aprofundamento e prática, até ensinamentos que, sem menor verdade e profundidade, se destinam, com uma linguagem simples e acessível, a despertar todos os tipos de pessoas para a possibilidade de melhorarem a qualidade interior das suas vidas pela transformação do modo de pensar, sentir e agir. É o caso deste livro, onde o venerável autor, partilhando a sua sabedoria, compaixão e experiência de vida com os leitores através de artigos publicados na imprensa, nos exorta e ensina a transformarmos as nossas existências numa ponte da “ignorância” para a “iluminação” e assim num “caminho para a felicidade”, como o título indica. São ensinamentos que, incidindo sobre os mais variados aspectos da vida quotidiana, individual, familiar, profissional e social, sobre as múltiplas facetas da relação do homem com a natureza e com os seus pensamentos, emoções e experiências, mostram sempre os caminhos de uma sabedoria prática, aplicável no aqui e agora das situações concretas que todos enfrentamos, com o objectivo de transformar o negativo em positivo e abrir a mente para a compreensão da natureza profunda das coisas. Ou seja, segundo os três preceitos em que se resume todo o Darma do Senhor Buda: abster-se de todos os actos negativos, causadores de sofrimento a si e aos outros; praticar todos os actos positivos, que trazem a felicidade a nós e aos outros; dominar a mente e ver a realidade tal como é, para além de conceitos, ou ter visão pura."

Onde encomendar:
Associação Internacional Buddha Light (BLIA) - Portugal
Rua da Centieira, nº35 (Estação Oriente)
1800-056 Lisboa
Tel: 21 85 99 286
fax: 21 85 99 287
Mail: ibps_lisboa@fgs.org.tw (em inglês) ou
em português Mail: elisachuang02@hotmail.com

Site: http://fgs-temple.com.pt.


terça-feira, novembro 09, 2004

O Budismo e a Homossexualidade

Na semana passada perguntaram-me qual a posição do budismo em relação à homossexualidade. Aqui está um artigo simples e elucidativo: The Buddhist religion and Homossexuality

domingo, novembro 07, 2004

Uma história de amor



Um retiro, uma história de amor

quinta-feira, novembro 04, 2004

Amanhã começa o retiro

É o terceiro retiro organizado pela UBP Porto. Os outros foram... perfeitos! Enriquecedores, luminosos, inesquecíveis. Mas este "bota" RTP e tudo. E vamos receber a visita de nuestros hermanos galegos (um grupinho de Santiago de Compostela!) O Lama Denys é o primeiro discípulo ocidental de um dos grandes mestres tibetanos do século XX. Para além dos retiros e das conferências, o Lama Denys vai apresentar no dia 10 pelas 18h00 na Universidade Clássica de Lisboa o Manifesto por ele redigido no contexto da Conferência organizada pelas Nações Unidas que teve lugar em Maio de 2003 em Nova Iorque - no Conselho Mundial dos Dirigentes Religiosos. O documento chama-se “O MANIFESTO DA UNIDADE NA DIVERSIDADE DAS TRADIÇÕES DE PAZ E JUSTIÇA”.

Já agora aqui estãos as conferências em Lisboa:

- “La dimension universelle de l’éthique et de la spiritualité (A dimensão universal da ética e da espiritualidade)”- terá lugar dia 8 de Novembro às 18h30 (terminando pelas 21h30) na sala do Terraço (Graal)- rua Luciano Cordeiro, 24-6ºA Lisboa. Entrada livre
-“Une experience libératrice fondamentale - le dharma du Bouddha répond à la quête d’aujourd’hui” (Uma experiência libertadora fundamental - o dharma do Buddha responde à busca de hoje)- terá lugar dia 9 Novembro às 19h00 (terminando pelas 21h30) na sede da União Budista Portuguesa - Calç. da Ajuda 246, 1º Dt Lisboa. Entrada livre

O que é que eu faço?

“Não causes dano, pratica o bem, purifica a tua mente. Este é o ensinamento de todos os Budas.”

É um caminho eterno, directo e simples. Como uma respiração.
É a expressão do amor e da sabedoria para connosco e para com os outros.
Contém tudo, abrange tudo.

quarta-feira, novembro 03, 2004

Vegan e Vegetarianismo

Receitas e links:

http://groups.yahoo.com/group/DA-Receitas/
http://www.vegetarianos.com.br/receitas.htm
http://www.amorcosmico.com.br/vegetarianismo/links
http://www.vegetarianismo.com.br/

Deve haver muito mais por aí, mas pronto!

A nossa Jerusalém

Um dia, três estudantes foram visitar o famoso rabi Bal Shem Tov e este perguntou-lhes: "O que é que vocês fariam se soubessem que iriam morrer daqui a seis meses?"

O primeiro estudante disse: "Eu iria a Jerusalém, ao Muro das Lamentações e rezava sem parar." O segundo disse: "Não. Com a viagem perderia um tempo precioso. Iria para o meu quarto rezar sem parar."

O terceiro ficou silencioso e os outros dois assumiram que ele não tinha nada a dizer. Mas quando o Rabi insistiu, ele respondeu: "Continuaria com a minha vida e o meu horário de todos os dias."

E o Rabi disse: "Esta terceira resposta é a melhor, pois se não conseguem encontrar santidade e sentido em cada momento da vossa existência quotidiana, não o encontrarão em Jerusalém ou seja onde for."

A nossa Jerusalém é a prática da atenção plena a cada momento. Nada a acrescentar :)

História contada em WoodMoor Village Zendo

Muito interessante também, a vida de Rabi Bal Shem Tov

terça-feira, novembro 02, 2004

Love is real

Love is real
Stuart Davis

Dia de Finados

"Os dias do homem são semelhantes ao feno, como a flor do campo assim floresce. Apenas é tocada pelo vento, já não existe, nem o seu lugar o conhece mais." (Salmo 102)