quinta-feira, setembro 09, 2004

Histórias de despertar

"Quando despertar num determinado momento no futuro já não te satisfaz, então estás pronto/a."

"O despertar pode ser medido por quão compassivamente e sabiamente interagimos com os outros; com todos os outros, não apenas aqueles que nos dão apoio da forma que nós queremos. Como interagimos com aqueles que não nos apoiam mostra o quanto estamos despertos."

Palavras da minha última descoberta online: Adyashanti. O ensinamento dele tem sido comparado ao de alguns dos primeiros mestres Chan e ao de professores de Advaita Vendanta. O percurso de Adyashanti é fabuloso (e muito simples ao mesmo tempo) e pode ser lido aqui, em pdf. No mesmo site contam-se outras histórias de despertar. Por exemplo, a de Aruna, que segundo ela própria diz, atingiu a realização ao ouvir esta frase: "A felicidade que sentes não significa nada. No fim de contas, vai desaparecer. Vai até à fonte dos teus pensamentos e saberás quem és."

"Não és o corpo, não és os sentimentos e não és os pensamentos. És a consciência silenciosa que observa tudo isso. Repousa a mente nesse silêncio e descobrirás quem realmente és." (Aruna)



Foto ©Calica 2004